Conhece a História da FORD?
1942
Na filial brasileira, a interrupção forçada de produção levou à progressiva nacionalização de componentes de reposição. Este fato culminaria com a produção de veículos totalmente nacionalizados na década seguinte.
Na filial brasileira, a interrupção forçada de produção levou à progressiva nacionalização de componentes de reposição. Este fato culminaria com a produção de veículos totalmente nacionalizados na década seguinte.
1942/45
A Ford Motor Company interrompe a produção de veículos comerciais durante a 2ª Guerra Mundial, mas passa a produzir os veículos de uso geral, ou general purpose (GP), de onde se originou a palavra Jeep.
1945
Criação da Divisão Lincoln-Mercury O fim da era Vargas, da 2ª Guerra Mundial, e a consequente redemocratização do Brasil, trazem novo alento aos negócios. Lentamente, reinicia-se a montagem de veículos para um público ávido por veículos novos após a paralisação dos anos de guerra.
1946/48
Nos Estados Unidos é anunciada a invenção do transistor, que causaria em pouco tempo profunda revolução tecnológica, inclusive automobilística. O governo Dutra conta com a boa situação de divisas do Brasil, fruto da exportação de alimentos durante a guerra, e retoma a importação de veículos em grandes volumes. Os automóveis Ford, Mercury e Lincoln dessa época, modelos de antes da guerra ligeiramente remodelados, marcam a preferência dos brasileiros por sua extrema resistência e confiabilidade, e são modelos muito lembrados em nosso País. Em 1948 a Ford lança a linha de pick-ups e caminhões Série-F, os primeiros veículos totalmente novos após a 2ª Guerra, que se tornaram clássicos da linha de veículos utilitários. Lançados também os automóveis Ford, Mercury e Lincoln totalmente novos, como modelos 1949, que marcam o ressurgimento da Ford Motor Company após a 2ª Guerra Mundial. Os automóveis europeus, mais acessíveis, voltam a crescer em importância no mercado brasileiro.
1951
O aumento do preço do café trouxe novas divisas para o Brasil e a importação de automóveis atinge novo recorde. O Ford e o Mercury 1951 marcaram época e são até hoje lembrados por seu conforto, desempenho e confiabilidade. Marcam época também os pequenos veículos Ford importados da Europa, como o Consul e o Zephyr Six (ingleses) e o Taunus (alemão). A Ford Motor Company apresenta a nova transmissão automática, de 3 marchas, nas linhas Ford e Mercury.
1953
A Ford completa 50 anos e a partir de uma divisão criada em 1951, a Ford Archives, foi possível documentar toda a rica história da Ford. Inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (São Paulo). Montando automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus, foi a mais moderna instalação industrial automobilística da época. Humberto Monteiro assume o cargo de Gerente-Geral da Ford brasileira e foi um dos grandes entusiastas da produção nacional de veículos.
1954
Surge o Thunderbird no cenário da indústria automobilística e, rapidamente, se torna um clássico americano. Muitos são importados para o Brasil. Nas comemorações do 4° Centenário da Cidade de São Paulo, o stand da Ford no Parque do Ibirapuera apresenta o veículo, modelo 1955. Líder em pesquisa e desenvolvimento em segurança, a Ford Motor Company coloca em prática o seu 1º crash-test.
1955
As primeiras cabines de pick-ups e caminhões, feitas com aço de Volta Redonda, marcam o programa de nacionalização da produção da Ford no Brasil.
1956
No dia 17 de janeiro desse ano as ações da companhia foram à venda pública. No final do dia, 10,2 milhões já tinham sido vendidos, o que foi a maior captação inicial (IPO) da história até então. A empresa, antes estritamente familiar, passou a ser 22% pública. O início do governo de Juscelino Kubitschek lança uma nova era de otimismo e nacionalismo desenvolvimentista, que culminaria na total nacionalização da produção de automóveis e caminhões pelo final da década. Encerra-se a montagem de automóveis importados pela Ford brasileira.
1957
A partir dessa data o Edsel, carro batizado com o nome do único filho de Henry Ford, passou a ser desenvolvido por vários anos, mas o lançamento foi tardio, já que a recessão americana criou uma demanda por carros menores e mais leves. O modelo saiu de produção em 1960, mas se tornou muito popular entre os colecionadores de clássicos. Em 26 de agosto daquele ano, o 1º veículo Ford brasileiro, o caminhão F-600 V8 a gasolina, deixa a linha de montagem da fábrica do Ipiranga. Com 40% de nacionalização, ainda tinha motor importado. Em outubro daquele ano foi produzida a primeira pick-up F-100 nacional, também com motor V8 importado.
Inaugurada no complexo industrial do Ipiranga, pelo então Pres. da República Juscelino Kubitschek, a nova fábrica de motores V8. Esse motor era conhecido como Power King. Com o bloco em Y, tinha deslocamento de 4,5 litros e desenvolvia 161 HP.
1959
A Ford Motor Company funda a Ford Credit, que é até hoje a maior empresa de leasing de automóveis do mundo. Apresentado o 1º caminhão Ford médio brasileiro, o F-350, com motor V8 e 2.670 kg de capacidade de carga.
1960
Um dos garotos prodígios de Henry Ford II, Robert McNamara, assumiu a presidência da Ford Motor Company por apenas 2 meses. Sua precoce saída foi causada pela nomeação como Secretário de Defesa do Estado pelo então presidente John F. Kennedy. Na inauguração da nova capital, Brasília, encerra-se o mandato de Juscelino Kubitschek. Seu sucessor, Jânio Quadros, encerraria abruptamente seu mandato alguns meses depois. No final desse ano sai da linha de montagem o 1º Trator Ford Nacional, o 8BR diesel, inteiramente adequado as nossas áreas de cultivo.
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