sábado, 3 de novembro de 2018

Conhece a História da FORD? parte 2

Conhece a História da FORD?



1921
Inaugurada a nova sede própria da filial brasileira à rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem (que existe até hoje exatamente como foi construído pela Ford). Foi a 1ª instalação industrial construída no Brasil com esse propósito, sendo o engenheiro responsável pela obra B. R. Brown, que também havia supervisionado também a construção da fábrica norte-americana de Highland Park, a principal instalação industrial da Ford na época. O Gerente-Geral da filial brasileira era o dinamarquês Kristian Orberg, que se manteria no posto até 1953.




1922
Em 4 de fevereiro, a Ford Motor Company adquire a fábrica de automóveis de luxo Lincoln, e inicia-se a importação desses modelos para o Brasil.



1923
A filial brasileira da Ford Motor Company conta com 124 funcionários, e tem capacidade de produção anual de 4700 carros e 360 tratores. A capacidade diária de produção era de 40 veículos.

https://go.hotmart.com/N7787280Q

1924
O volume de vendas do Modelo T nesse ano, de 24.250 unidades, foi o recorde da filial brasileira até a década de 60, quando foi introduzido o Ford Corcel. A Ford participa da 1ª exposição de automóveis do Brasil, no Palácio das Indústrias, em São Paulo, entre 4 e 12 de outubro daquele ano.

1925
Nos EUA e, em seguida, nas filiais, é apresentado o Modelo T Runabout, com caçamba aberta opcional (a 1ª pick-up oferecida pela Ford). São inaugurados um escritório e linha de produção em Recife, à rua Padre Muniz, 343. Entre 1 e 16 de agosto daquele ano, a Ford participa da 1a. Exposição de Automobilismo e Auto-Propulsão no 1º de Janeiro, onde chegou a instalar uma mini-linha de montagem do Modelo T.



1926
Em março daquele ano é inaugurada a nova linha de montagem em Porto Alegre, à rua 7 de Setembro, nº 14.

1927
Inaugurado o Centro de Treinamento de Serviço da Ford em São Paulo, iniciativa pioneira no País para a formação de mecânicos especializados, além da nova linha de montagem no Rio de Janeiro, à Av. Graça Aranha, 333. As linhas de montagem secundárias de Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro seriam desativadas durante a década de 30, fruto da recessão daquela época. A Ford adquire novos terrenos no bairro do Ipiranga (São Paulo), com vistas a futura expansão. Em todo o mundo é paralisada a produção do Modelo T, após mais de 15 milhões de unidades. É apresentado o novo Modelo A que, com seu motor de 4 cilindros e 40 HP, proporcionava novos níveis de desempenho e imensa durabilidade. Um dos veículos de melhor relação custo-benefício da história do automóvel e um dos modelos antigos de maior índice de sobrevivência. O popular Fordinho no Brasil, substituiu o Modelo T e trouxe novos recordes de vendas.

https://go.hotmart.com/N7787280Q


1929
Acontece o crash da Bolsa de Nova York. A recessão que se inicia afeta profundamente o ritmo acelerado da expansão dos negócios de forma nunca vista nos anos 20. O Ford Modelo A é o automóvel mais vendido no Brasil.

1932
Henry Ford apresenta ao mundo sua genial criação, o 1º motor V8 de baixo custo, que substituiu o Modelo A e trouxe ao alcance de todos a performance desse tipo de motor, antes exclusivo dos carros de luxo. Inicialmente oferecido juntamente com o motor de 4 cilindros aperfeiçoado, em pouco tempo seria o único tipo de motor oferecido pela Ford.

1933
Edsel, filho de Henry Ford, cria o 1º departamento de design automotivo da Ford Motor Company. As criações deste departamento passam a ter grande influência no design de automóveis na indústria.

https://go.hotmart.com/N7787280Q


1939
A Ford passa a disponibilizar o motor Hercules Diesel nos caminhões e chassis de ônibus de exportação. Foi muito usado no Brasil. Na Europa, a invasão da Polônia, em setembro daquele ano, marca o início da 2ª Guerra Mundial e da paralisação dos negócios automobilísticos. Inicia-se nos Estados Unidos a produção do Lincoln Continental, como modelo 1940, um dos maiores clássicos da Ford Motor Company, e os primeiros exemplares chegam ao Brasil para poucos clientes privilegiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário